Grávida pode fazer qualquer tipo de massagem no corpo?

0 comentários
A segurança de fazer massagens na gestação depende de que tipo de massagem é e de quem a realiza. Uma boa massagem durante a gravidez pode ser um ótimo jeito de aliviar a dor nas costas ou na lombar e ombros tensionados. Pode ajudar também a melhorar seu astral e humor, por fazer fluir por todo o corpo as famosas endorfinas, que dão aquela sensação de bem-estar.

Para ter certeza de que a massagem realmente trará todos esses benefícios sem causar problemas, procure uma massagista com experiência de trabalhar com grávidas.

Uma boa forma de saber ao certo é investigar se o local que você escolheu oferece massagens especificamente para gestantes, o que costuma indicar que os profissionais dali têm treino e experiência no assunto. O mesmo vale para a drenagem linfática, indicada para amenizar o inchaço.

Se você já fazia massagem com alguém antes de engravidar, seja sincera e não deixe de perguntar se a pessoa está preparada para lidar com gravidez. Isso quer dizer não só o trabalho corporal, mas também equipamento próprio para grávidas, como camas de massagem com buracos no meio para acomodar a barriga.

Esse tipo de maca pode ser muito confortável, mas não é absolutamente essencial. Avise a massagista se tiver áreas mais sensíveis pelo corpo ou partes que causam desconforto. Muitas vezes, a colocação de travesseiros e apoios laterais ajuda bastante. Mudar de posição, sentando ou deitando de lado, também pode trazer mais conforto.

Ficar muito tempo deitada de barriga para cima não é aconselhável no final da gravidez, tanto por causa do risco de dor no nervo ciático como de pressão sobre a veia cava, que pode causar mal-estar.

Se você anda muito enjoada, peça para o profissional de massagem não usar loções, óleos ou cremes com cheiro, para que possa curtir a massagem em paz com seus sentidos.

Tenha cuidado com aromaterapia e óleos essenciais, porque alguns deles podem fazer mal devido à alta concentração de substâncias absorvidas pelo corpo durante o procedimento (lembre-se de que óleos essenciais nada mais são do que óleos extraídos de plantas, e nem toda planta é indicada para grávidas). Uma vez dentro do organismo, óleos essenciais funcionam do mesmo modo que remédios ou drogas, ou seja, podem passar da sua corrente sanguínea para a placenta e chegar ao bebê.

http://brasil.babycenter.com/x25006985/gr%C3%A1vida-pode-fazer-qualquer-tipo-de-massagem-no-corpo#ixzz3N0hWh0AR

Sala de relaxamento ajuda gestantes para a hora do parto

0 comentários

No começo, a recepcionista bilíngue Angelita Domingos, de 43 anos, resistiu um pouco às sugestões da equipe da Maternidade Bairro Novo para deixar o centro obstétrico e ir à Sala de Práticas Integrativas. Mesmo sendo a quarta gestação, esse atendimento era algo novo para ela.

“No nascimento dos meus outros filhos, eu fiquei deitada até entrar em trabalho de parto e, desta vez, me senti mais participativa e confiante. Foi maravilhoso. Parecia a primeira vez, uma experiência totalmente nova”, conta.

O local foi preparado para que as gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de parir) possam relaxar, receber massagem e fazer escalda pés, além de ouvir música tranquilizante e participar de aromaterapia. O conjunto de aromas, sons e iluminação reduzida tornam o ambiente ainda mais acolhedor e avança nas ações de humanização do parto.

O objetivo é tornar o momento do parto especial. “O hospital tem de ser mais que um espaço onde a mulher vai para ter o bebê. É um local onde ela recebe toda a assistência para a realização de um sonho e este momento pode ser prazeroso e único”, afirma a diretora da maternidade, Tereza Kindra.

Karin Godarth, gerente assistencial, foi uma das idealizadoras do espaço e contou com o comprometimento de toda a equipe. A inspiração veio de outros serviços do Brasil que, a exemplo Maternidade do Bairro Novo, priorizam estratégias de atendimento humanizado.

“A intenção é devolver o momento do parto para a mulher, dar a possibilidade de escolha entre andar pelo jardim ou tomar um chá e, como consequência, observamos que ela fica mais tranquila e desenvolve o autocontrole”, explica Karin.

Na Sala de Práticas Integrativas o atendimento é individualizado e personalizado. “Fechamos a porta, a iluminação é controlada, o ambiente é agradável e, mesmo quando não dizemos nada, elas percebem que são tratadas como únicas”, destaca a gerente.

Complemento

Dois outros ambientes atuam de forma complementar: o Cantinho da Leitura e o jardim. Os livros (literatura e infantil) e jogos educativos disponíveis foram arrecadados pelos colaboradores durante uma gincana solidária realizada em novembro. A iniciativa envolveu todos os trabalhadores da maternidade.

Principalmente para quem precisa permanecer mais tempo internada, o cantinho ajuda a quebrar a rotina hospitalar. “Mas também recebe os visitantes e acompanhantes enquanto a mulher está nas Práticas Integrativas”, explica Karin.

Quem preferir, pode fazer um passeio pelo jardim e ter outros benefícios. “O caminhar naturalmente favorece o trabalho de parto e o contato com a natureza e os aromas das flores também ajudam a conter a ansiedade. Quando as gestantes relaxam ocorre a liberação de um hormônio chamado ocitocina, que também estimula o trabalho de parto”, diz a gerente.

No jardim também estão as plantas utilizadas no preparo dos chás oferecidos às gestantes.

Já com a filha no colo, Angelita voltou à Sala de Práticas para receber um escalda pés. “É muito relaxante, quando a gente fica calma parece que até o bebê se acalma também”, disse.

Fazer exercício durante a gravidez faz bem mesmo?

0 comentários

Os exercícios promovem o tônus muscular, a força e a resistência, o que ajudará seu corpo a carregar o peso extra da gravidez, preparará você para o esforço do parto e ainda colaborará para seu corpo a voltar à forma depois que o bebê nascer.

A atividade física na gestação também diminui desconfortos físicos, como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, além de ajudar a manter seu humor mais estável e sua auto-estima e seu sono em dia.

Quando a mulher tem um bom condicionamento físico antes de engravidar, ela fica com mais condições de manter um bom nível de atividade durante a gestação, já que não é hora, na gravidez, de experimentar esportes novos ou de mais impacto.
Há algum motivo para não me exercitar enquanto estiver grávida?

Algumas mulheres precisam de mais cuidados para fazer exercícios. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer atividade se você:

teve alguma ameaça de aborto espontâneo

teve um bebê prematuro no passado

sabe que corre risco de um parto prematuro desta vez

sabe que sua placenta está baixa

teve sangramento forte

teve problemas na coluna lombar ou nas articulações do quadril

tem alguma doença pré-existente

tem pressão alta

sabe que vai ter mais de um bebê
Costumo fazer exercícios físicos de alto impacto. Posso continuar durante a gravidez?

Se você tinha um ótimo condicionamento físico antes da gravidez, é até possível que possa continuar com as mesmas atividades. Mas converse antes com o médico antes de fazer exercícios de alto impacto e musculação.

O aconselhável, porém, é reduzir a carga do seu treino. Agora que você está grávida, seu corpo precisa de mais oxigênio. Por causa do bebê, seu organismo terá menos oxigênio disponível para se exercitar. Desde que você consiga treinar sem perder o fôlego, provavelmente não há problema.

Quanto à musculação, é preciso tomar cuidado com a carga. Seu objetivo deve ser a de preservar seu tônus muscular, e não desenvolver mais massa. Especialistas preferem recomendar o uso de menos peso, e dar ênfase nas repetições.

Mais para o final da gravidez, é melhor parar de fazer musculação e optar por outra forma de exercício. A musculação é um tipo de exercício que pode elevar sua pressão arterial.

Em relação aos exercícios aeróbicos, o mais seguro é ficar com os de baixo impacto. Atividades em que seja preciso correr e pular o tempo todo podem forçar demais o corpo.
Quais os melhores exercícios para mulheres grávidas?

Caminhadas, corridas leves, natação, hidroginástica e bicicleta ergométrica são considerados exercícios seguros na gestação. Ioga e pilates também são bons exercícios, mas não se esqueça de se certificar de que seu professor tenha experiência em lidar com grávidas.
Eu era sedentária e agora quero me exercitar. Quais os cuidados que devo tomar?

Depois de conversar com seu médico e ser liberada, você poderá fazer exercícios moderados.

Prefira atividades de baixo impacto, como caminhadas ou natação, e comece aos poucos, de preferência com a ajuda de um professor de educação física.
Devo mudar minha rotina de exercícios ao longo dos nove meses de gestação?

Sim. Mesmo que você seja bem ativa antes da gravidez, seu corpo naturalmente terá a tendência de diminuir o ritmo, para acomodar o útero em crescimento.

É especialmente importante durante o primeiro trimestre que você evite elevar demais a temperatura do corpo. Passado esse período, você também vai precisar eliminar exercícios que sejam feitos no chão (de barriga para cima) ou em que você fique de pé por muito tempo -- ambos podem reduzir o fluxo de sangue para o bebê.
Há esportes que não são recomendados para grávidas?

Se você não é atleta profissional, tenha cuidado com atividades físicas com potencial para quedas mais duras, confrontos corpo a corpo ou batidas fortes da bola, como basquete, vôlei e futebol.

Leia mais sobre as atividades físicas que não são recomendadas para grávidas.

Exercícios aeróbicos de baixo impacto são os mais aconselháveis.
Dá para saber se estou exagerando nos exercícios e posso fazer mal ao bebê?

De modo geral, não se exercite até chegar ao limite da exaustão. Escute os sinais do seu próprio corpo. Uma boa regra é baixar o ritmo quando não conseguir mais conversar com alguém enquanto estiver se exercitando.

Interrompa os exercícios imediatamente se sentir tontura, falta de ar, sensação de desmaio, sangramento vaginal, dificuldade para andar, contrações ou falta de movimentação do bebê (mas tenha em mente que o bebê costuma ficar mais quietinho quando você se exercita).

Leia também nosso artigo sobre os sinais de perigo durante a atividade física na gravidez.
Quais os exercícios recomendados para o pós-parto?

Você provavelmente não vê a hora de ter seu corpo de volta ao normal, mas comece devagar. Primeiro, certifique-se de que está fisicamente pronta; depois dê início ao processo de retomar a forma antiga com uma série de alongamentos e exercícios para firmar o corpo. Quando conseguir, acrescente uma segunda série de exercícios.

Se você passou por uma cesariana, você pode começar a fazer abdominais leves e exercícios para o assoalho pélvico assim que o médico liberar.
Como arranjar ter tempo para se exercitar com um recém-nascido em casa?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
 

Gestantes Online Copyright © 2011 Baby Shop is Designed by Monica Souza Sponsored by Eduardo Iorio